Foto por Ben Mack em Pexels.com

Está é uma historia  de um homem que vivia à margem da sociedade, devido a cegueira a qual o impossibilitava de ter uma vida normal e produtiva em uma época onde não havia recursos e oportunidades. 

A exclusão, era seu destino, por vezes a própria, família  rejeitava a pessoa em tal condição, tornando assim inevitável, a situação de rua, o mendigar e a desvalorização social.

Minha fala têm  como base o texto que se localiza em Marcos 10:46-52. 

E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.

E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

Bartimeu era um homem cego que vivia em situação precária; segundo o texto o nome de seu pai era Timeu e ficava ele na estrada para Jericó.

É bem provável ter ouvido falar  de Jesus, pois sua fama se espalhava em muitos lugares, provavelmente os comentários acerca de seus milagres foram contados a Bartimeu. Nesse momento ele se dá conta que aquele homem que realizava prodígios estava ao seu alcance e ele resolveu não deixar a oportunidade passar, e começou a clamar “ Filho de Davi tem Misericórdia de mim”, “Filho de Davi tem misericórdia de mim” , ele procurou chamar a atenção de Jesus, ele poderia de ter pedido a alguém que o levasse  até Jesus ou mesmo, alguma pessoa ao vê-lo clamando poderia ter se manifestado e  procurado ajudá-lo, mas não houve quem se manifesta-se, o texto demonstra que Bartimeu estava convicto quanto a sua fé ele creu e reconheceu que somente Jesus poderia tirá-lo daquela situação, e não estava disposto a perder a oportunidade de alcançar seu milagre.

Em meio aquela situação houve aqueles que tentaram calar a Bartimeu, mas ainda assim ele clamava cada vez mais alto, não se permitindo perder a oportunidade de alcançar seu milagre. As circunstâncias? seus opositores? Suas limitações? Falta de apoio? Não! ele estava determinado, nada o iria impedi-lo. Enfim Jesus se manifesta e pede que o traga, até ele, de imediato ele se levanta, a determinação de Bartimeu é inquestionável.  Ao se levantar para ir até Jesus ele lança a sua capa. Aquela capa é a representação do seu passado de dor, suas humilhações, sua exclusão e desespero, ele não procurava apenas a cura do corpo ele procurava uma nova vida e estava disposto a deixar tudo para trás e não levar consigo ressentimentos, frustrações,  crenças limitantes, vitimismo, baixa estima ou qualquer outra coisa que o prendesse ao seu passado.

Jesus  ao vê-lo perguntou o que queres que te faça? E ele prontamente o respondeu que eu veja! e logo viu.

Bartimeu nos passa algumas lições pois tal como ele muitos são os que querem nos tirar do nosso foco, querem limitar o agir de Deus em nossas vidas ou dizer que isso ou aquilo não é pra você, por vezes nos retemos por conta de uma palavra dita ou pela falta de apoio tão esperado, vejamos o que ele nos ensina:

1º. Não permita que as circunstância sufoquem seu coração e faça você perder a fé, por vezes situações irão nos trazer desânimo e tristeza, mas não devemos nos entregar.

2º. Não dê ouvidos aos que te opõe, satanás sempre vai utilizar alguém para te fazer parar, mas aquele que te garante a vitória é superior a qualquer opositor ele vai te ajudar e mudar a sua situação.

3º. Não perca a fé, Deus vai te honrar e não vai permitir que você desfaleça. Saiba que Deus te conhece e não vai te provar mais do que possa suportar. Entenda que Deus não é  indiferente a você, e no momento certo irá colocar em suas mãos o que você precisa.

Tome atitude! “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.” Clamar, insistir implica em se posicionar; o mestre o chamou a  sua presença e perguntou a ele o que ele queria e logo se deu o milagre. Por vezes devido ao cansaço da espera, ficamos simplesmente a esperar que Deus faça um milagre, mais pode ocorrer que seja necessário que você tome uma atitude ou posicionamento que mova a mão de Deus em seu favor. Para Bartimeu a atitude foi insistir, clamar, não dar importância aqueles que o opõem, deixar a capa. Para mim e para você pode significar deixar de se importar com a opinião dos outros, deixar a capa seria perdoar, superar os traumas do passado, abrir mão de sentimentos e pensamentos que nos prende.

Não espere por  ninguém existem atitudes que só cabe a você tomar. Não condicione a sua bênção a ação de alguém, o Senhor te capacitará para alcançar seus objetivos. Bartimeu era cego mais sabia que só Jesus podia mudar sua história, ele clamou e clamou e sua atitude o levou ao seu milagre.

Jesus sempre irá respeitar seus limites 

Se você se sente cansado e não sabe  quais atitudes deve realizar ou não têm forças para tomar as atitudes corretas eu te convido a fazer essa oração comigo, pois creio em um Deus que vai olhar o seu esforço e virá para te ajudar. Por vezes estamos cegos espiritualmente, mas o Senhor hoje quer trazer a cura em todos os aspectos  para as nossas vidas.

ORAÇÃO

Pai estou aqui em sua presença reconheço que somente em ti posso alcançar meus objetivos, tire de mim toda fraqueza, remove da minha vida toda incredulidade, me conceda forças para abrir mão de maus hábitos e tudo que têm interferido a minha comunhão contigo. Não permita que aqueles que me opõe prevaleçam sobre mim, abra meus olhos espirituais e permita que eu alcance minha vitória. Em nome de Jesus Amém.