O pai celeste , nos capítulos iniciais de gênesis revela o seu propósito inicial ao homem, no versículo 28 encontramos em Deus, um ser doador, capaz de fornecer o melhor para a sua criação, provendo todas as suas necessidades.

O propósito do Senhor é que o homem tivesse comunhão com ele, e fazer dele um representante de Deus aqui na terra.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn 1:26

Ele o criou para ter um relacionamento com ele, deu autonomia e livre arbitrio para nomear os animais, gerenciar o jardim e tomar decisões.

Deus fez o homem para estar no controle. Veja : “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai- vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1,28). O Senhor deu ordem ao homem para crescer, multiplicar e dominar a terra.

Veja: Segundo o site dicionario online de portugues. dominar significa:, Ter o domínio de algo; autoridade, poder sobre algo ou sobre alguém, exercer controle, subjugar.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn, 1:26

O Senhor fez um lindo jardim e fez o homem para que estivesse no controle dele. Após aquela grande obra, o Senhor derramou diversas sorte de bençãos a sua criação:

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi Gn. 1:29-30

Todavia, em determinado momento o homem abre mão do que recebeu de Deus, quebrando a comunhão que tinha com ele, com isso ele trouxe para si as consequencias da sua escolha, mas ainda assim o Senhor não desistiu da sua criatura; ainda que a morte tenha entrado através de Adão no mundo; mas pela morte e ressusceição do último Adão “Jesus Cristo o Homem”,teve sua relação e comunhão com Deus sendo restaurada.

Através de Jesus somos restaurados, justificados e aperfeiçoados. Agora com vestes novas voltamos ao propósito original de Deus para o Homem. Podemos assumir a posição em Cristo Jesus, e nele sermos mais que vencedores e tomar posse do que a biblia garante ser nosso.

Portanto, ide, aensinai todas as nações, bbatizando-as em nome do cPai, e do Filho, e do Espírito Santo;  aEnsinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho bmandado; e eis que ceu estou convosco todos os dias, até a dconsumação dos séculos. Mateus 28:19-20

Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10:19

Jesus, tendo chamado seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e males. Mateus 10:01